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Equipe

A KIRA RACING é uma Equipe especializada em competições com Protótipos, formada em 2001 para competir no Campeonato de Fórmula ESPRON. Em 2003, a Equipe fez sua primeira participação em um prova de Endurance, utilizando um Audi S3 e iniciou uma parceria com a empresa brasiliense VELOZTECH (dirigida por Cefas Oliveira), para desenvolvimento de um novo protótipo chamado SCORPIUS.

Em 2004, conquistou o vice-campeonato no Brasileiro de Endurance e sagrou-se campeã do Campeonato Paulista de Força Livre, na categoria Protótipos até 2.0cc.

Em 2006, além de liderar o Campeonato Paulista de Força Livre, a Equipe participou do RENAULT SPEED SHOW, na categoria Super Clio, que também era um protótipo com tração traseira

Em 2012, com os pilotos Eduardo Amorim e Jindra Krauscher, conquistou o título do Campeonato Brasileiro de Endurance - TOP SERIES, na categoria Protótipos, competindo com um METALMORO MRX.

A KIRA RACING já acumula mais de 50 vitórias nos mais diversos Campeonatos e a impressionante marca de mais de 100.000 km rodados em autódromos de todo o país.

Seus principais pilotos são: Eduardo Amorim e João Vasconcelos. O Engenheiro Fábio Gallo, que possui grande experiência em diversas categorias do Automobilismo, é o Chefe da Equipe.

Além da infraestrutura técnica, a KIRA RACING conta com um Departamento de Marketing e uma Assessoria de Imprensa própria, o que lhe possibilita otimizar os resultados das ações desportivas e promocionais elaboradas em conjunto com seus patrocinadores.

Atualmente, a KIRA RACING tem sua sede no bairro Barra Funda, em São Paulo/SP, próximo ao campus das Faculdades Oswaldo Cruz.

Pilotos Atuais:

  • Eduardo Amorim
  • João Vasconcelos
  • Toninho Marcondes
  • Daniel Ebel

Os pilotos que já participaram de provas pela KIRA RACING são:

  • Adalberto Jardim
  • Aldo Piedade Jr.
  • Alfred Lengyel
  • Cefas de Oliveira
  • Daniel Ebel
  • Gilberto Castanha
  • Jindra Krauscher
  • Ricardo Arantes
  • Roberto Samed

As Corridas de Endurance são as mais tradicionais e difíceis do mundo, pois contam com provas que duram de 3 a 24 horas, onde carros e pilotos são testados no extremo da resistência. As provas mais famosas são a “24 HORAS DE LE MANS” e a “24 DE DAYTONA”.

No Brasil, as provas mais famosas são as 1000 MILHAS DE INTERLAGOS, as 500 KM DE SÃO PAULO e a 12 HORAS DE TARUMÃ. Atualmente, o único Campeonato de Endurance no Brasil é o Gaúcho, com a participação de mais de 40 carros.

Nessas provas participam Carros de Turismo (Gol, Astra, Omega etc.), Super Esportivos (Porsche, Ferrari, Maserati etc.) e os Protótipos de Competição, construídos especialmente para corridas. Cada Equipe pode inscrever de dois a quatro pilotos, dependendo da duração da prova

Tão ou mais importantes que o desempenho dos veículos, é a estratégia de prova e a habilidade da Equipe em resolver problemas. Fatores como consumo, desgaste de pneus e componentes mecânicos, além do fôlego dos pilotos, compõem a equação que leva à vitória.

As Faculdades Oswaldo Cruz (FOC), com apoio de professores do curso de Desenho Industrial (Design), desenvolvem estudos de aerodinâmica e técnicas de construção da carroceria dos Protótipos Scorpius.

A Veloztech é a fabricante do Scorpius e coopera no desenvolvimento técnico dos carros da Equipe KIRA RACING.

A Doppler, fabricante de freios para algumas das principais categorias do automobilismo mundial, desenvolveu freios especialmente elaborados para o Scorpius.

A Xenon, por meio do seu distribuidor Renato A. Pedro, participa da adaptação dos faróis do Scorpius.

A Contitech fornece Correias Sincronizadoras e Correias Auxiliares para o Scorpius.

A Manufactura desenvolve as campanhas publicitárias e promocionais relacionadas à Equipe Kira Racing.

A PRO TUNE Eletronics é fornecedora dos sistemas para gerenciamento eletrônico dos motores e aquisição de dados.

A MOTUL é a fornecedora dos lubrificantes de todos os carros.

O mercado automobilístico, uma das maiores atividades comerciais do mundo, deve grande parte de seu desenvolvimento tecnológico às competições esportivas.

A tecnologia envolvida nas corridas de automóveis abrange áreas muito diversas, tais como Mecânica, Química, Eletrônica e Design. No entanto, esse conhecimento normalmente está restrito aos laboratórios dos grandes fabricantes de veículos, peças e combustíveis, sendo de difícil acesso para empresas menores.

Justamente por esta dificuldade de acesso a novas tecnologias, em 2003, a VELOZTECH propôs as Faculdades Oswaldo Cruz uma parceria para desenvolvimento de seus protótipos. A pesquisa inicial envolveria principalmente estudos de aerodinâmica e técnicas de construção da carenagem (carroceria), buscando reduzir o peso e o coeficiente de arrasto.

A parceria envolveu também a Equipe KIRA RACING, que realiza os testes dos carros nas competições. Os Campeonatos escolhidos foram justamente os dos protótipos mais rápidos: O “Brasileiro de Endurance” e o “Paulista de Força Livre”.

O projeto de desenvolvimento aerodinâmico da carenagem foi iniciado com o apoio do curso de Desenho Industrial (Design) das Faculdades Oswaldo Cruz. Na época, a ideia era desenvolver uma carenagem a partir do chassis que já existia. O trabalho foi iniciado com a participação do Prof. Leônidas Hildebrand, do especialista em restauração automotiva Marinho Patriarca e da designer Caroline Biondi.

Simultaneamente, a Equipe KIRA RACING começou os testes de acerto de chassis e motor para as várias pistas onde seus carros correriam.